Capa Biblioteca virtual

Biblioteca virtual

Sugestão de literatura relacionada com design feita por integrantes de nossa comunidade, por colaboradores e pelos próprios autores.
Para aquisição dos livros sugeridos aqui, procure informações nas editoras indicadas.
 
Clique aqui para recomendar uma obra.
     

índice  #  A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z 


inclusões

Design do Livro, O
De Richard Hendel
Ateliê Editorial, 2004
 

Como se faz projeto gráfico de um livro? O que pensa um designer no momento em que ele transforma originais manuscritos em livro? Neste atraente e incomparável volume, o premiado Richard Hendel e outros  › 


Catálogo de fontes do Adobe Font Folio 9
De Ricardo Minoru Horie
Editora Bytes e Types, 2006
 

Trata-se do primeiro e único catálogo brasileiro impresso de fontes do Adobe Font Folio 9, e que irá facilitar o trabalho de escolha de fontes por designers gráficos, web designers e outros profissionais.  › 


Construção do livro, A
De Emanuel Araújo
Editora Nova Fronteira, 2002
 

Na linhagem de um livro meu, pioneiro entre nós, mas elementar, Emanuel Araújo dá o passo à frente substantivo na biologia brasileira e lusofônica, impondo-se a partir dagora como a obra de consulta e referência  › 


acervo


#

 
101 Dicas Essenciais - Fotografia
De Michael Longford
72 páginas
Ediouro Publicações, 1996
 
Know-how em poucas palavras. Uma série que traz, passo a passo, conselhos de especialistas por um preco acessível. Desmembra as técnicas de fotografia em 101 dicas fáceis de se entender. Fornece respostas rápidas a todas › 
     

A

Abc da ADG
Glossário de termos e verbetes utilizados em design gráfico
Da ADG Associação dos Designers Gráficos
  Este glossário reúne palavras originárias do português e de outras línguas. No entanto, muitas vezes esses termos são utilizados em contextos diferentes daqueles praticados na própria língua. Deste modo, é necessário identificar não somente a origem da palav  › 

Aprenda Web Design
De Jennifer Niederst
Editora Ciência Moderna, 2002
 

O que é preciso para se tornar um designer de Web? Você tem que aprender HTML? Você tem que ser um especialista em Photoshop? No livro Aprenda Web design, a autora Jennifer Niederst compartilha  › 

     

B

Branding & Design
De Adriana Costa e Silva
166 páginas
Editora Rio Books, 2003
 

Atualmente, grande parte dos empresários, principalmente do varejo, tem consciência que o design é uma das mais importantes ferramentas para fortalecer e valorizar sua marca no mercado. Que o profissional de design, através do estudo de branding, é capaz de  › 

     

C

Color Harmony
A guide to creative color combinations
De Hideaki Chijiiwa
Rockport Publishers, 1987
 

Hideaki Chijiiwa has compiled this exciting guide for use by graphic designers, fashion and interior designers, artists – and indeed all who require to choose combinations of colors for creative effect. While the central section (pages  › 


Color Index
Over 1100 color combinations; CMYK and RGB formulas; for print and web media
De Jim Krause
David & Charles / Regent Publishing, 2002
 

With over 1100 colour combinations and formulas Colour lndex is guaranteed to help you solve design dilemmas and create more effective graphics for both print and the Web.  › 


Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso
Um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores
De Gilberto Strunck
Editora Rio Books, 2001
 

Você é dono ou pretende ter uma marca? Você administra uma marca? Você está de alguma forma envolvido na criação ou na implantação de um projeto de identidade visual para qualquer marca? Então este livro  › 


Curso de Propriedade Intelectual para Designers
De João Ademar de Andrade Lima
Editora Idéia, 2001
 

Indicado para estudantes ou estudiosos de design, o presente curso visa suprir uma lacuna existente na literatura científica nacional, abordando os direitos autorais e industriais relacionados a esta profissão, com o uso de uma linguagem descontraída  › 

     

D

Da Cor à Cor Inexistente
De Israel Pedrosa
219 páginas
Léo Christiano Editorial, 1977
 

...Que venha um dia o seu livro de tanta riqueza estética e finura de percepção, a atestar a mescla de artista e humanista, que enriquece a nossa maneira de ver, desvendando-nos os sutis segredos do mundo.  › 


Decomposição da Forma
Manipulação da forma como instrumento para a criação
De Ivens Fontoura
200 páginas
Livraria Itaipu Editora, 1982
 

A Livraria e Editora Itaipu, com larga experiência na distribuição de livros especializados, quer agora, ampliar sua área de atendimento ao profissional brasileiro. É a oportunidade para o autor nacional mostrar sua capacidade e divulgar seu trabalho  › 


Design Basics
De David A. Lauer e Stephen Pentak
275 páginas
Editora Harcourt Brace, 1999
 

Design process, unity, emphasis/focal point, scale/proportions, balance, rhythmo, line, shape/volume, texture, illusion of space, illusion of motion, value, color.  › 


Design do Material ao Digital
De Gui Bonsiepe
291 páginas
1997
 

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina possibilita a publicação da versão brasileira desta obra do designer e consultor de empresas Gui Bonsiepe, colaborador do Sistema Fiesc. O livro é lançado como contribuição ao Programa  › 


Design: do Virtual ao Digital
De Alvaro Guillermo
110 páginas
Demais Editora / Rio Books, 2002
 

Após incursões de sucesso no campo do design, Alvaro Guillermo lança seu primeiro livro: Design do Virtual ao Digital. O livro aborda a relação entre o design e a tecnologia, posicionando o leitor sobre o que é design, seus conceitos e mudanças até os  › 


Design Gráfico
Uma história concisa
De Richard Hollis
248 páginas
Editora Martins Fontes, 2001
 

A história do design gráfico é uma das mais empolgantes e interessantes da história cultural do século XX. Desde suas raízes, na fase de desenvolvimento da imprensa, o design gráfico evoluiu como meio de identificação, informação e promoção  › 


Design Gráfico na Web
Como preparar imagens e mídia para web
De Lynda Weinman
447 páginas
Editora Quark Books, 1998
 

Este guia inteiramente colorido ensinará você os métodos de maior êxito na criação e preparação de imagens para a World Wide Web. Completamente atual e abrangente, este livro inclui o que há de mais recente sobre formatos e tamanhos de  › 


Design Para Quem Não é Designer
Noções básicas de planejamento visual
De Robin Williams
144 páginas
Callis Editora, 1995
 

O estilo claro e conciso de Robin Williams encantou centenas de milhares de leitores espalhados pelo mundo. Ela tem o dom de transformar as informações técnicas ou mistificadas em dados facilmente acessíveis. Robin ensinou o design  › 


Design/Web/Design
De Luli Radfahrer
215 páginas
Editora Market Press, 1999
 

Todos tem direito a seus 15 Megabytes de fama e qualquer um é capaz de fazer um site. Qualquer um? Bom, não exatamente. A idéia deste livro é mostrar a você algumas regras para ajudá-lo a criar layouts consistentes e fazer seu talento florescer  › 


Diagramação
O planejamento visual gráfico na comunicação impressa
Dde Rafael Souza Silva
149 páginas
Summus, 1985
 

Esta obra mostra as técnicas da diagramação e da produção gráfica através de um receituário prático e didático, preenchendo uma lacuna na escassa bibliografia sobre o assunto. Um manual obrigatório para os profissionais e interessados na área.  › 

     

E

Efeito Multiplicador do Design, O
De Ana Luisa Escorel
124 páginas
Editora Senac, 2000
 

O Efeito Multiplicador do Design, de Ana Luisa Escorel, é uma nova publicação da Editora Senac São Paulo na área de design gráfico (que teve início com Rigor e Paixão, de Emilie Chamie), dirigido a quem trabalha, ensina, aprende ou utiliza o trabalho  › 

     

G

Gestalt do Objeto
Sistema de leitura visual da forma
De João Gomes Filho
127 páginas
Editora Escrituras
 

É consenso que a capacidade da informação visual é muito mais ampla do que aquelas transmitidas e/ou assimiladas pelos outros sentidos. A comunicação, hoje, é feita e difundida através dos mais avançados meios tecnológicos, meios estes que  › 


Geometry of Design
Studies in Proportion and Composition
De Kimberly Elam
96 páginas
Princeton Architectural Press, 2001
 
What do a pine cone, a trout, and the human body have in common? They all have natural proportioning systems that provide the foundation for the work of many – some would say all – artists and designers. Revealing these natural systems, Kimberly Elam  › 

Grande Livro dos Símbolos, O
Um guia ilustrado de imagens, ícones e signos – seus conceitos, histórias e origens
De Jack Tresidder
Ediouro Publicações
 

Explore o vasto e misterioso mundo do simbolismo tradicional com este fascinante compêndio, repleto de história e conhecimentos. Este dicionário contém verbetes sobre os principais  › 


Graphic Design Solutions
De Robin Landa
290 páginas
Editora Delmar Publishers, 1996
 

This in-depth step-by-step approach covers everything, from the basics of type and layout to diverse applications such as logos and packaging, builds a complete overview of what the reader needs to know to successfully execute design projects. Valuable skills  › 

     

I

Importância do Design Para Sua Empresa, A
56 páginas
Pela Confederação Nacional da Indústria, 1998
 

O ambiente econômico atual, com um mercado mais aberto e integrado, tem levado países e empresas a utilizarem estratégias que promovam o aumento da sua competitividade. O design tem sido uma estratégia crescentemente utilizada devido a sua importância como  › 


Informação Linguagem Comunicação
De Décio Pignatari
121 páginas
Editora Cultrix, SP, 1991
 

Bem que se poderia dar a este livro o subtítulo de "cartilha brasileira de teoria da comunicação", pois é nele que, desde 1968, os estudantes de nossas faculdades vêm tomando seu primeiro contato com essa disciplina tão atual e tão atuante. Não se veja nada de  › 


Invisível Atua no Visível da Propaganda?, O
De Vinicius Wagner Gomes
52 páginas
Publicação independente, 1999
 

Em meio a tantas discussões sobre o valor da propaganda, sua eficácia e seu poder, há momentos em que é preciso parar para pensar, rever planos e alterar a rota. Numa sociedade bombardeada, diariamente, consciente e inconscientemente por milhares de  › 

     

L

Layout
O design da página impressa
De Allen Hurlburt
157 páginas
Editora Nobel
 

Quais são as chaves para a criação de um bom design gráfico? Esta é a questão essencial para o diretor de arte, para o professor e o estudante de design. Neste livro inovador, Allen Hurlburt, diretor de arte de renome internacional, indica soluções para  › 


Livro Infantil?
Projeto gráfico, metodologia e subjetividade
De Guto Lins
96 páginas
Edições Rosari, 2002
 

Este livro aborda aspectos da produção de livros infantis sob a ótica do design gráfico. O autor trata de procedimentos criativos, técnicos, industriais e de mercado, fornecendo informações úteis tanto a estudantes de design, quanto a profissionais e  › 


Logo Design Workbook
A hands-on guide to creating logos
De Sean Adams e Noreen Morioka
Rockport Publishers, 2004
 

This is the first book in a new series of practical and inspirational workbooks from Rockport Publishers, which will cover alI the fundamental areas of the graphic design business. This edition, Logo Design Workbook  › 


Logos do Brasil
De Pedro Guitton
160 páginas
Rio Books, 2002
 

Logos do Brasil é o segundo volume do livro Marca 2000. O livro apresenta o excelente trabalho desenvolvido por 319 novos talentos, de 60 faculdades, em 18 estados do país, totalizando 518 marcas. › 

     

N

Não me Faça Pensar
Uma abordagem do bom senso à navegabilidade da Web
De Steve Krug
208 páginas
Editora Market Books, 2001
 

É um fato: as pessoas não usam seu site se não conseguirem navegar nele. Por todos os lados, empresas estão apostando suas fortunas e seu futuro em sites. Pessoas com pouca ou nenhuma experiência são responsáveis por estes projetos de custo  › 

     

P

Pedagogia da Bauhaus
De Rainer Wick
464 páginas
Editora Livraria Martins Fontes, 1982
 

Fundada por Walter Gropius em Weimar, em 1919, e fechada pelos nacional-socialista em 1933, a era da Bauhaus coincide com o inicio e término de da República de Weimar. Em apenas 14 anos, não só se elaboraram na Bauhaus as bases do que hoje  › 


Pioneiros do Desenho Moderno, Os
De Nikolaus Pevsner
239 páginas
Editora Livraria Martins Fontes, 1980
 

A história dos movimentos modernos em arquitetura e desenho era praticamente desconhecida até a publicação de Os Pioneiros do Desenho Moderno, em 1936. O livro foi rapidamente reconhecido como  › 


Ponto e Linha Sobre Plano
De Wassily Kandinsky
206 páginas
Editora Livraria Martins Fontes, 1997
 

Ponto e linha sobre plano, publicado em 1926, durante a época em que Kandinsky foi professor na Bauhaus, é a seqüência orgânica de Do espiritual na arte, já publicado por esta editora. Depois da teoria das cores, Kandinsky apresenta sua teoria das formas que  › 


Preparação e Fechamento de Arquivos para Birôs
De Ricardo Minoru Horie
Editora Érica, 2003
 

Este livro foi idealizado para profissionais de design gráfico, agências de propaganda, publicidade, estúdios de criação, diagramação, finalização de materiais impressos e usuários de serviços ou funcionários de birôs, gráficas convencionais, rápidas ou  › 


Projeto Tipográfico
Análise e produção de fontes digitais
De Cláudio Rocha
138 páginas
Editora Rosari, 2002
 

Claudio Rocha é um especialista em tipografia. Não um especialista frio e tecnicista, mas um daqueles que demonstram sensibilidade para todas as nuances do conhecimento criativo e técnico. Além de conhecedor da história e das técnicas tipográficas, é um  › 


Propaganda Subliminar Multimídia
De Flávio Calazans
118 páginas
Summus Editorial, 1992
 

Todos os "mídias" seriam subliminares? Estaríamos expostos constantemente às mensagens subliminares que nos chegariam através do cinema, televisão, imprensa, publicidade ou propaganda política? Nossa cultura poderia ser considerada uma  › 


Psicodinâmica das Cores em Comunicação
De Modesto Farina
241 páginas
Editora Edgard Blücher, 1982
 

Este novo livro do professor Modesto Farina, que atualiza e amplia a obra anterior, continuará a representar um papel importantíssimo no estudo e na prática da Comunicação social entre nós. De fato, nenhum outro trabalho de autor brasileiro aborda  › 


Poder das Marcas, O
De José Benedito Pinho
142 páginas
Summus Editorial, 1996
 

O consumidor de hoje é um consumidor consciente e exigente. As empresas são obrigadas a um cuiddo maior com qualidade e preço, gerando em muitos casos um nivelamento dos vários produtos e serviços. O que faz um consumidor escolher  › 


Princípios de Forma e Desenho
De Wucius Wong
Editora Martin Fontes, 1998
 

Os livros de Wucius Wong sobre os princípios do desenho tornaram-se clássicos nos programas de ensino da arte e do desenho em todo o mundo. Neste livro, Wong funde três de seus clássicos, compondo um  › 

     

Q

Que É [e o Que Nunca Foi] Design Gráfico, O
De André Villas-Boas
69 páginas
Editora 2AB, 1997
 

Como que zerando todas as concepções a priori, André Villas-Boas constói uma teoria de design que, levada a extremos, põe por terra algumas das crenças mais sólidas que vêm acompanhando o desenvolvimento do design gráfico no Brasil. Radiografa  › 


Que É [e o Que Nunca Foi] Design Gráfico – The Dub Remix, O
De André Villas-Boas
90 páginas
Editora 2AB, 1999
 

A diferença entre este remix e sua versão original, além de alguns acréscimos e supressões, é basicamente de linguagem. Escrito para o ambiente da pós-graduação, com todo o léxico e o rigor que ele pede, O que é [e o que nunca foi] design gráfico em pouco  › 

     

R

Rigor e Paixão
De Emilie Chamie
248 páginas
Editora Senac, 1999
 

Emilie Chamie produziu alguns dos mais belos trabalhos gráficos do país, com seu estilo limpo, sem efeitos fáceis, mas de uma emoção contida que nunca se anula, com rigor e paixão aplicados a uma arte de grande experiência técnica. Arte que, no entanto  › 

     

S

Sinais e Símbolos
Desenho, projeto e significado
De Adrian Frutiger
334 páginas
Martin Fontes, 1999
 

"No princípio", diz o livro da Gênese, "a Terra era sem forma e vazia." Para um indivíduo deste século, é dificil imaginar um vazio, um caos, pois ele aprendeu que um tipo de ordem parece prevalecer tanto no que é infinitamente pequeno quanto no que é  › 


Sintaxe da Linguagem Visual
De Donis A. Dondis
236 páginas
Editora Livraria Martins Fontes, 1999
 

Este livro tem como objetivo ensinar ao estudante as artes correlacionadas na comunicação visual. 0 tema é apresentado não como uma língua estrangeira, mas como uma língua nativa que o estudante "sabe", mas na qual ainda não  › 


T

Tipografia Digital
De Priscila L. Farias
122 páginas
Editora 2AB, 2000
 

Tipografia Digital analisa o papel das novas tecnologias no campo da tipografia contemporânea, colocando em foco o processo de criação de novas fontes. Considerando aspectos estéticos, tecnológicos e cognitivos da tensão entre experimentalismo e  › 


Tipografia: Uma Apresentação
De Lucy Niemeyer
94 páginas
Editora 2AB, 2001
 

Finalmente, uma obra em português que organiza noções sobre o uso, o estudo, a pesquisa e a criação com tipos – um recurso fundamental do design gráfico. Lucy Niemeyer reuniu informações essenciais sobre tipografia. Já não era sem tempo: a informática  › 


Textos Recentes e Escritos Históricos
De Alexandre Wollner
112 páginas
Edições Rosari, 2002
 

Wollner é o decano dos designers brasileiros. Em 1998 por ocasião dos seus 70 anos foi homenageado por todas as gerações de profissionais numa grande festa no MIS – Museu da Imagem e do Som, de São Paulo. Para quem não sabe, Alexandre estudou em Ulm  › 


Tipo da Gráfica e Outros Escritos, O
De Cláudio Ferlauto
80 páginas
Edições Cachorro Louco, 2000
 

Raros são os designers que escrevem; mais raros ainda, os que escrevem bem. Cláudio Ferlauto é um deles. É um prazer renovado reler os textos que ele reúne neste livro. Mesmo para quem, como eu, tem acompanhado muito de perto sua atuação na  › 


Tipo da Gráfica e Outros Escritos, O
Uma continuação
De Cláudio Ferlauto
132 páginas
Edições Rosari, 2002
 

Raros são os designers que escrevem: mais raros ainda, os que escrevem bem. Claudio Ferlauto é um deles. É um prazer renovado reler os textos que reúne neste livro. Por irem além do mero registro, os textos transcendem os fatos que os propiciaram  › 


Tipografia Pós-moderna
De João Pedro Jacques
44 páginas
Editora 2AB, 1998
 

Morte da tipografia, end of press, novas tecnologias, pós-modernismo, descontrução, new wave, retrô, punk, new tribalism, malha gráfica orgânica. O design gráfico parece ter perdido o rumo, tal a radicalidade dos questionamentos que sua prática tem sofrido  › 


V

Viver de Design
De Gilberto Strunk
152 páginas
Editora 2AB, 1999
 

O mercado do design é vasto e cada vez mais promissor para aqueles que estiverem aptos para atuarem eficazmente sobre ele. São inúmeros os cursos de design no Brasil. Todos voltados para ensinar jovens talentosos a planejar, criar e finalizar projetos. Mas, i  › 

índice  #  A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z 
Capa Biblioteca virtual
 
©1999-2006 Contribua com a iniciativa nacional: não pratique pirataria de conteúdo na internet