Capa

Abre Aspas


   

Tenho-me apercebido que os países atrasados do mundo são aqueles que não aprenderam a aproveitar plenamente as possibilidades da manifestação e comunicação gráficas e que muitas das ideias e capacidades mais características da nossa civilização ocidental estão intímamente relacionadas com a nossa capacidade para criar essas manifestações e comunicações gráficas.

— W.M. Ivins, 1916
   
   

A comunicação gráfica é essencial na nossa aprendizagem escolar e profissional, na socialização das pessoas, na nossa relação com o meio envolvente, no desenvolvimento das nossas profissões, na nossa responsabilidade como consumidores, na construção das nossas fantasias e na nossa identidade. E é, além disso, o principal motor de crescimento e presença no mercado.

— Alberto Corazón, Experimenta
   
   

Design é tirar em vez de pôr, simplificando e eliminando o supérfluo
até chegar ao objeto essencial

— Bruno Murari
   
   

Design gráfico é um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, ideías e conceitos, com objetivos comerciais ou de cunho social.

— ADG – Associação dos Designers Gráficos do Brasil
   
 

As mais profundas análise do design da Bauhaus e também outras abordagens analíticas mais recentes reconhecem nele (design) a matriz do mundo moderno.

— Arturo Carlo Quintavalle

 

Design gráfico é uma linguagem que viabiliza o projeto de produtos industriais, na área gráfica.

— Ana Luisa Escorel
 

 

Design gráfico é a capacidade de criar algo enxuto a partir de várias considerações e habilidade para tirar o excedente e filtar o essencial, alcançando a satisfação quando consegue traduzir o desejo do cliente e atingir interação completa com o receptor.

— Ikko Tanaka
   
 

O computador não trouxe grandes mudanças no design, apenas o tornou mais rápido e mais fácil. Pôs algum poder de layout em pessoas que antes não o tinham. Mas é como na música. Quando se tem um músico moderno realmente bom a trabalhar com meios electrônicos, produz-se boa música. Se for um mau músico, produz-se barulho.

— Roger Black
 

 

O design é um plano para dispor elementos de maneira a melhor atender a determinada intenção.

— Charles Eames

 

Design industrial é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente. por formais não se deve entender apenas características exteriores mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou de um sistema de objeto) uma unidade coerente tanto do ponto de vista do produtor quanto do consumidor. O design industrial abrange todos os aspectos do ambiente humano
condicionado pela produção industrial.

— ICSID (Conselho Internacional de Desenho Industrial)

 

Design gráfico se refere à área de conhecimento e à prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional.

— André Villas-Boas

 

Design relaciona a palavra signo tanto do latim (signum – que deu origem a significado, significação etc.) quanto do grego (secnon – extrair, separar, tirar de, dividir), com a preposição ablativa do latim DE.

traduzindo
DE + SIGN: falar conforme o signo, de acordo com o signo

Design envolve uma operação crítica sobre as atividades do signo. Envolve também repertório do intérpetre que elabora determinada visão do objetos atualizadas no signo.

— Lucrécia D´Alessio Ferrara

 

O desenhista industrial é o profissional que participa de projetos de produtos industriais, atuando nas fases de definição de necessidades, concepção e desenvolvimento do projeto, objetivando a adequação destes às necessidades do usuário e às possibilidades de produção.

— Abramovitz

 

Design é um modo holístico de solução de problemas.

— Eduardo Barroso

Vamos chamar designer qualquer indivíduo que tenha a capacidade, treinada ou inata, de transformar idéias em ferramentas, serviços, artefatos, comunicações, ambientes, sistemas ou organizações. (...) essa capacidade de transformar pensamentos em coisas tangíveis poderia dar aos designers uma esperança razoável de modificar a forma do futuro.

— Alexandre Manu
 

O design industrial é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as qualidades formais dos objetos produzidos pela indústria. Por qualidades formais entende-se não somente suas características extrenas, mas principalmente aquelas relações funcionais e estruturais que convertem um sistema em uma unidade coerente, seja do ponto de vista do produtor, seja do ponto de vista do usuário.

— Thomas Maldonado
 

 

O design é uma manifestação da capacidade do espírito humano de transceder suas limitações.

— George Nelson
 

 

O designer é aquele que qualifica-se por sua formação, seus conhecimentos técnicos, sua experiência e sua sensibilidade para a tarefa de:

  • Determinar os materiais, as estruturas, os mecanismos, a forma, o tratamento superficial e a decoração dos produtos fabricados em série, por meio de procedimentos industriais.
  • Segundo as circunstâncias, o designer poderá ocupar-se também, dos problemas relativos à embalagem, à publicidade e ao marketing.
— ICSID (Conselho Internacional de Desenho Industrial)
 

 

O design não é uma obra de arte ou uma ciência, um fenômeno sócio-cultural ou uma ferramenta de trabalho. É um processo inovador que usa a informação e o conhecimento de todas essas coisas.

— Anne Marie Boutin / Liz Davis
 

 

Design é uma atividade consciente e criativa que combina tecnologia e materiais com o contexto social, com o propósito de ajudar a satisfazer ou modificar o comportamento humano.

— Alexander Manu
 

 

Minha definição geral é que design é um planejamento de mudança. Essa é uma definição extremamente simples, que cobre uma grande variedade de atividades que acontecem em todas as companhias, seja de modo formal ou informal. A codificação dessas atividades inclui: design de produto, comunicação de design e ambiente de design. Essas três atividades unidas formam o programa de identidade empresarial de uma companhia. Se os três elementos da identidade empresarial forem administrados para se complementarem, de modo a alcançar um imagem coerente na mente de seus variados públicos, então essa empresa realmente tem um programa de identidade empresarial.

— Robert Blaich

 

O Design não reside nos produtos acabados, mas no ato de fazê-los. Não no resultado, mas no processo.

— Andréa Branzi
 

 

Design é uma atividade científica de projetar, integrando várias áreas do conhecimento, estabelecendo relações múltiplas para a solução de problemas de produção de objetos que tem por alvo-final atender às necessidades do homem e da comunidade.

— Geraldina P. Witter
 

 

Design gráfico é uma atividade técnica e criativa relacionada não apenas com o produto de imagens, mas com a análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação.

— Icograda – International Council of Societies of Graphic Design

 

O Design é um processo de transformação das idéias das pessoas em forma... Transformar o invisível no visível... é o processo da criação humana das novas realidades.

— Kenji Ekuan
Capa
 
©1999-2006 Contribua com a iniciativa nacional: não pratique pirataria de conteúdo na internet