Capa Biblioteca VirtualLivro

 

 
Imagem e texto extraídos do livro
 

Layout

O Design da Página Impressa


Quais são as chaves para a criação de um bom design gráfico? Esta é a questão essencial para o diretor de arte, para o professor e o estudante de design. Neste livro inovador, Allen Hurlburt, diretor de arte de renome internacional, indica soluções para o êxito do design gráfico, ao traçar a história do design do século XX, analisando os princípios básicos que orientam a estrutura da página impressa (incluindo-se, aqui, o planejamento da capa de um livro, de um poster etc.), examinando-lhe o conteúdo e apresentando os aspectos psicológicos da percepção e da resposta, que dão a medida de um design bem feito.

Partindo das fontes do design moderno, Hurlburt relata os estilos históricos de arte, arquitetura e design, expondo os melhores designs de página, desde o fim do século XIX até os nossos dias. O Autor comenta os mais importantes movimentos artísticos e as influências que exerceram, ou seja: Cubismo, Construtivismo, Futurismo, De Stijl e Bauhaus; os movimentos considerados colaterais: Art Nouveau, Dadaísmo, Surrealismo e Art Déco; e o impacto causado por artistas como Picasso, Mondrian, Klee, Kandinsky e Magritte.

Na seção subseqüente, Forma, desenvolve as normas básicas que orientam a forma e a função da página impressa: simetria e assimetria, disposição ordenada e não ordenada, tensão e equilíbrio, contraste de valor (ou de tom) e de proporções, e métodos de divisão do espaço, desde a divisão ou seção áurea da Grécia ao sistema Modulor de Le Corbusier e o contemporâneo sistema de diagramação suíço.

A seção seguinte, Conteúdo, examina como combinar vários elementos para a boa feitura de um layout. O texto e as ilustrações demonstram a maneira pela qual o conceito criativo combina a imagem e a linguagem para a efetiva comunicação. Esta seção abrange tipografia, fotografia e técnicas fotográficas e de ilustração.

A última parte, Resposta, expõe o processo da comunicação, incluindo a psicologia da percepção e da ilusão óptica. Para o artista profissional que busca novas perspectivas em seu trabalho, para o professor que procura um livro que sintetize os aspectos criativos do design gráfico e para o estudante que precisa de um compêndio orientador, LAYOUT é uma obra fundamental.

 
  160 valiosas ilustrações em branco e preto
 

Allen Hurlburt reúne ampla experiência no campo das publicações, da publicidade e na direção de arte na área do design gráfico. Na década do pós-guerra, foi diretor de arte da National Broadcasting Company e, de 1952 a 1968, foi diretor de arte da revista Look. Nesse período, por seus designs de páginas, obteve doze medalhas de ouro nas Exposições Anuais de Publicidade e Arte Editorial. Em 1965 recebeu o título de Diretor de Arte do Ano e foi premiado, em 1973, com a medalha de ouro do Instituto Americano de Artes Gráficas.

Foi um dos dirigentes da Aspen International Design Conference em 1966. De 1968 a 1972 foi diretor de design da Cowies Communications, Inc. Foi presidente do Instituto Americano de Artes Gráficas, de 1968 a 1970. Autor de Públication Design e designer do livro Marilyn, de Norman Mailer, é membro da Royal Society of Arts e da Alliance Graphique Internationale. Foi coordenador dos cursos da Parson's School of Design. Conferencista de prestígio sobre a arte do design em Nova York e Londres, onde vive atualmente.

Capa Biblioteca VirtualLivro
 
©1999-2006 Contribua com a iniciativa nacional: não pratique pirataria de conteúdo na internet