
|
Imagem e texto extraídos do livro
|
|
|
Layout
O Design da Página Impressa
Quais são as chaves para a criação de
um bom design gráfico? Esta é a questão
essencial para o diretor de arte, para o professor e o estudante
de design. Neste livro inovador, Allen Hurlburt, diretor de
arte de renome internacional, indica soluções
para o êxito do design gráfico, ao traçar
a história do design do século XX, analisando
os princípios básicos que orientam a estrutura
da página impressa (incluindo-se, aqui, o planejamento
da capa de um livro, de um poster etc.), examinando-lhe o
conteúdo e apresentando os aspectos psicológicos
da percepção e da resposta, que dão a
medida de um design bem feito.
Partindo das fontes do design moderno, Hurlburt relata os
estilos históricos de arte, arquitetura e design, expondo
os melhores designs de página, desde o fim do século
XIX até os nossos dias. O Autor comenta os mais importantes
movimentos artísticos e as influências que exerceram,
ou seja: Cubismo, Construtivismo, Futurismo, De Stijl e Bauhaus;
os movimentos considerados colaterais: Art Nouveau, Dadaísmo,
Surrealismo e Art Déco; e o impacto causado por artistas
como Picasso, Mondrian, Klee, Kandinsky e Magritte.
Na seção subseqüente, Forma, desenvolve
as normas básicas que orientam a forma e a função
da página impressa: simetria e assimetria, disposição
ordenada e não ordenada, tensão e equilíbrio,
contraste de valor (ou de tom) e de proporções,
e métodos de divisão do espaço, desde
a divisão ou seção áurea da Grécia
ao sistema Modulor de Le Corbusier e o contemporâneo
sistema de diagramação suíço.
A seção seguinte, Conteúdo, examina
como combinar vários elementos para a boa feitura de
um layout. O texto e as ilustrações demonstram
a maneira pela qual o conceito criativo combina a imagem e
a linguagem para a efetiva comunicação. Esta
seção abrange tipografia, fotografia e técnicas
fotográficas e de ilustração.
A última parte, Resposta, expõe o processo
da comunicação, incluindo a psicologia da percepção
e da ilusão óptica. Para o artista profissional
que busca novas perspectivas em seu trabalho, para o professor
que procura um livro que sintetize os aspectos criativos do
design gráfico e para o estudante que precisa de um
compêndio orientador, LAYOUT é uma obra fundamental.
|
|
|
|
160 valiosas
ilustrações em branco e preto |
|
|
Allen Hurlburt reúne ampla experiência no campo
das publicações, da publicidade e na direção
de arte na área do design gráfico. Na década
do pós-guerra, foi diretor de arte da National Broadcasting
Company e, de 1952 a 1968, foi diretor de arte da revista
Look. Nesse período, por seus designs de páginas,
obteve doze medalhas de ouro nas Exposições
Anuais de Publicidade e Arte Editorial. Em 1965 recebeu o
título de Diretor de Arte do Ano e foi premiado, em
1973, com a medalha de ouro do Instituto Americano de Artes
Gráficas.
Foi um dos dirigentes da Aspen International Design Conference
em 1966. De 1968 a 1972 foi diretor de design da Cowies Communications,
Inc. Foi presidente do Instituto Americano de Artes Gráficas,
de 1968 a 1970. Autor de Públication Design e designer
do livro Marilyn, de Norman Mailer, é membro da Royal
Society of Arts e da Alliance Graphique Internationale. Foi
coordenador dos cursos da Parson's School of Design. Conferencista
de prestígio sobre a arte do design em Nova York e
Londres, onde vive atualmente.
|