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Capa e texto extraídos do livro
 
© 1982 Rainer Wick / Editora Martins Fontes
 

Pedagogia da Bauhaus


Fundada por Walter Gropius em Weimar, em 1919, e fechada pelos nacional-socialista em 1933, a era da Bauhaus coincide com o inicio e término de da República de Weimar. Em apenas 14 anos, não só se elaboraram na Bauhaus as bases do que hoje chamamos genericamente de design, mas também desenvolveram-se as concepções pedagógicas que, mais de cinqüenta anos depois, continuam sendo atuais em alguns aspectos.

Este livro é um primeiro registro das principais concepções pedagógicas da Bauhaus. Nas duas primeiras partes, Wick (o autor) aborda resumidamente os pressupostos ideológicos e socioculturais da Bauhaus, e prova que sua pedagogia é um fenômeno a ser estudado dentro de um contexto histórico mais abrangente. Na Seqüência, expõe a prática pedagógica de Itten, Moholy-Nagy, Albers, Kandinsky, Klee Schlemmer e Joost Schmidt. Com isso, destacam-se diferenças consideráveis entre os professores com relação à transposição para a prática dos idéias de Gropius – a saber, vencer os limites entre os gêneros artísticos, e conseguir um síntese entre arte, artesanato e indústria.

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