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Capa e texto extraídos do livro
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© 1982 Rainer Wick / Editora Martins Fontes
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Pedagogia da Bauhaus
Fundada por Walter Gropius em Weimar, em 1919, e fechada
pelos nacional-socialista em 1933, a era da Bauhaus coincide
com o inicio e término de da República de Weimar. Em apenas
14 anos, não só se elaboraram na Bauhaus as bases do que hoje
chamamos genericamente de design, mas também desenvolveram-se
as concepções pedagógicas que, mais de cinqüenta anos depois,
continuam sendo atuais em alguns aspectos.
Este livro é um primeiro registro das principais concepções
pedagógicas da Bauhaus. Nas duas primeiras partes, Wick (o
autor) aborda resumidamente os pressupostos ideológicos e
socioculturais da Bauhaus, e prova que sua pedagogia é um
fenômeno a ser estudado dentro de um contexto histórico mais
abrangente. Na Seqüência, expõe a prática pedagógica
de Itten, Moholy-Nagy, Albers, Kandinsky, Klee Schlemmer e
Joost Schmidt. Com isso, destacam-se diferenças consideráveis
entre os professores com relação à transposição para a prática
dos idéias de Gropius a saber, vencer os limites entre
os gêneros artísticos, e conseguir um síntese entre arte,
artesanato e indústria.
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