Capa Biblioteca VirtualLivro

 

Propaganda subliminar multimídia


Todos os "mídias" seriam subliminares? Estaríamos expostos constantemente às mensagens subliminares que nos chegariam através do cinema, televisão, imprensa, publicidade ou propaganda política? Nossa cultura poderia ser considerada uma cultura subliminar e nosso incosciente um depósito de informações comsumidas sem percebermos e que começam a fazer parte do nosso cotidiano?

Estas opiniões poderiam parecer paranóicas, mas sérias pesquisas realizadas por especialistas atestam que vivemos em um ambiente subliminar, rodeados pelas vitrines das lojas, bancas de jornais, outdoors e grafites que acabam bombardendo os consumidores, receptores e leitores, tornando-os vítimas de um processo quase incontrolável.

Catastrofismos à parte, Flávio Calazans faz neste livro uma discussão exaustiva da bibliografia e amplia a visão estreita que acompanhou por muitos anos as análises tradicionais sobre o tema. Para o autor, uma população exposta a subliminares, teleguiada, que se veste, consome produtos, serviços, crenças e ideologias não pode ser considerada uma população autônoma, livre. Mas a vitimologia acaba conduzindo à passividade, alerta Calazans: é preciso manter-se desperto e consciente destas novas formas de dominação, única maneira eficaz de combatê-las.

 
Capa e texto extraídos do livro
 
Capa de Edmundo França / Caso de Criação
 
© 1992 Summus Editorial
Capa Biblioteca VirtualLivro
 
©1999-2006 Contribua com a iniciativa nacional: não pratique pirataria de conteúdo na internet