
|
Texto de abertura extraído do livro
|
|
Comentários da editora
2AB
|
|
Capa © 1999 por Gilberto Strunk
|
|
|
Viver de Design
O mercado do design é vasto e cada vez mais promissor para
aqueles que estiverem aptos para atuarem eficazmente sobre
ele. São inúmeros os cursos de design no Brasil. Todos voltados
para ensinar jovens talentosos a planejar, criar e finalizar
projetos. Mas, infelizmente, a maioria desses cursos não leva
em conta que, em nosso modelo de sociedade, em que as relações
de emprego com carteira assinada, como as conhecemos hoje,
tendem a acabar, os designers chegam a empregar 70% de seu
tempo em atividades relacionadas à venda, à administração
e à produção de seus projetos. Atividades para as quais não
estão preparados. Este livro tem como objetivo cobrir esta
lacuna. Foi escrito para todos que trabalham com design gráfico,
mas 90% do que está colocado aqui se aplica diretamente ao
design de produtos, de interiores, de moda, de jóias, de têxteis
e a muitas outras especialidades desta profissão. Nele, você
irá encontrar ensinamentos práticos, numa linguagem fácil
e acessível, de forma a lhe preparar para VIVER DE DESIGN.
Temas de interesse: Design, administração de escritórios
de design, marketing, metodologia, legislação, direitos autorais
Strunck, um dos mais conhecidos e bem-sucedidos designers
brasileiros, mostra passo a passo como se estabelecer profissionalmente
na carreira de designer: a busca e a relação com os clientes,
o cálculo dos custos e a precificação, criação de cooperativas
e escritórios de design, obrigações fiscais, contratação de
terceiros, briefing e administração de projetos, direitos
autorais, autopromoção, contratos etc. Numa linguagem leve
e clara, o livro vai mostrando ao leitor o pulo do gato para
o exercício do design com profissionalismo e eficiência, sem
perder de vista que se trata de uma atividade de criação.
|