Capa PontoDMural

"

Pra maioria das pessoas da lista, faria um bem gigantesco estudar não só história do design como também história da arte em geral. Também coisas sobre proporções, estudo de cores (...) e só depois passar pro computador."

 

 

Discussões tolas

Mensagem original enviada em: 15 fevereiro 2002

Caro colega.

Me desculpe mas vou discordar de você e concordar com a Heliza. Você está certo em dizer que técnica é importante mas não é tudo. Isso é verdade. Mas a discussão em torno dessa Logonet não ajuda em nada essa sua afirmação. Nem aponta tendências de mercado que possam ajudar ou prejudicar profissionais como nós.

Picaretas existem em qualquer área. Eu já disse aqui na lista uma vez que tem até arquiteto que tem um arquivo de projetos. O cliente chega e diz: "Meu terreno tem tanto por tanto". O arquiteto vai na gaveta de projetos "tanto por tanto" e vende por merreca. Tem "socialaite" que acha que é "arquiteta e decoradora" por aqui. Mas ninguém fica discutindo isso. Porque se você é um bom profissional, sabe trabalhar, sabe fazer o nome da sua empresa, você não se preocupa com essas coisas. O cliente paga a merreca? A casa vai vicar uma bosta e ele vai procurar o arquiteto de verdade pra consertar. É assim que acontece.

Ficar com medo de Logonets da vida? Me descupem: quem tem medo disso, não pode dizer que é um profissional. Eu garanto o meu. Por isso não me assusto. É uma opinião.

Pra maioria das pessoas da lista, faria um bem gigantesco estudar não só história do design. Mas também história da arte em geral. Também coisas sobre proporções, estudo de cores... Aprender um pouco como é que se faz uma marca primeiro à mão e só depois passar pro computador. Pra evitar que a gente tenha que ver tantos efeitos "Corel e Photoshop" desnecessários e entediantes. Coisas sem sentido nenhum. E nem tô falando do tal discutido "conceito". Tô falando que tem coisas por aqui que dá vontade de falar pro cliente: "Assina o nome da sua empresa com uma Times que vai ficar melhor".

Não avalio os trabalhos apresentados na lista. Porque não acho que seja pra isso que ela sirva. Isso vocês deveriam ter aprendido na faculdade. Ou em algum curso que tenham feito. Se vocês são autodidatas, deveriam então ter intuição. O que demonstraria melhores trabalhos. Não é o que acontece.

Por isso concordo com a Heliza. Porque o descontentamento dela não tem "um certo fundamento". Tem total fundamento.

Cansei de ler gente discutindo se a gostosa do Big Coisa é webdesigner ou não. Se a moça da novela é também ou não. Se design é arte ou não. Se micreiro é designer ou designer é micreiro. Cansei de ficar vendo gente pedindo dica pronta, sem nem se dignar a fazer uma pesquisa na internet. Não sei de que tipo de faculdade ou curso essa gente saiu. Mas na que eu fiz, a gente aprende que tem que ir atrás do conhecimento. Receber mastigado não tem mérito nenhum.

O que eu tô fazendo na lista? Garimpando pessoas interessantes, discussões interessantes. A propósito: eu achei. Profissionais sérios que tentam elevar o nível da discussão da lista. Infelizmente sem sucesso, me parece.

Até hoje não encontrei um único assunto que colaborasse para o crescimento profissional de alguém. Mas vou esperar. Porque esperança não é a última que morre? Enquanto isso, estarei discutindo história do design com a Heliza (se ela quiser). Pelo menos é um assunto mais interessante que Logonet e webdesigner da Globo.

Ate mais.
Graziella Biancuzzi

Capa PontoDMural
 
©1999-2006 Contribua com a iniciativa nacional: não pratique pirataria de conteúdo na internet