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As cores são um universo riquíssimo. Saber explorá-lo é um trunfo a mais na nossa caixa de truques."

 

 

Cores

Mensagem original enviada em: 23 fevereiro 2005

Tenho estudado a psicodinâmica das cores há mais de 20 anos. Cheguei até a ter conversas aprofundadas com um amigo de corrida que é oftalmologista para tentar entender o mecanismo de decodificação das cores pelo cérebro (coisa de louco, concordo). Há alguns quesitos que nos ajudam a melhor situar a questão da interpretação das cores, seus significados e sensações. O fator cultural é importantíssimo, por exemplo. Se no Brasil o branco é paz, no Japão é luto, apenas para dar uma referência bem simples. A maioria dos livros sobre o assunto, costuma trazer o assunto tratado de forma muito superficial, com tabelas associadas a determinados adjetivos ou sensações, como se isso pudesse ser uma coisa exata e inequívoca e resumir uma complexa teoria. Na prática a coisa funciona de uma forma um pouco diferente. Os fatores físicos, ambientais, emocionais, além do já falado fator cultural, dá uma nova dinâmica à essas teorias prontas. Uma simples mudança nas condições de iluminação de um ambiente pode alterar toda a perspectiva envolvida num projeto de comunicação visual.

Nessas tabelas de associação Cor x Sensação, o verde costuma ser diretamente ligado à coisas boas, serenas, saudáveis etc. Experimente, porém, fazer uma embalagem de carne em conserva onde predomine o verde-musgo. Subliminarmente a cor vai remeter ao podre, ao estragado e ao contaminado, pois nossos instintos dizem que a carne deve ser vermelha.

Assim, gosto sempre de analisar um projeto como um todo. Se você tem um programa de sinalização para ser feito em Goiânia e mora em São Paulo, por exemplo, viaje. Sinta o "clima", a cultura, a luz, o calor. A viagem não será perdida. Se for para outro país, cerque-se de todas as informações possíveis sobre aquela cultura, aquele povo, seus produtos e hábitos. As cores são um universo riquíssimo. Saber explorá-lo é um trunfo a mais na nossa caixa de truques.

Só como curiosidade, cito uma experiência que foi feita na fábrica da Honda, nos anos 70/80. Alguns consultores queriam aumentar a produtividade. Sugeriram que os banheiros da fábrica fossem pintados de vermelho. Mediram o tempo que os funcionários passavam na "casinha" antes e depois da "interferência artística". O tempo foi sensivelmente reduzido.

Ah, para finalizar, quando estiver no supermercado, estude as embalagens. É surpreendente como mudamos nossa visão, passando a encontrar erros e acertos em cada prateleira. Se não for um bom estudo, pelo menos deixa a tarefa de fazer compras menos enfadonha.

Um abraço.

Morandini

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