Capa MixMatéria

   PUBLICAÇÃO 

Documentário inédito em DVD e livro revelam o olhar de Wollner

Petrobras patrocina projeto "Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil", sobre a obra do grande mestre do design brasileiro

Divulgação
Agosto 2005


 

A trajetória e o olhar crítico de Alexandre Wollner, um dos maiores nomes do design gráfico brasileiro, são o tema de um inovador projeto patrocinado pela Petrobras. Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil, o primeiro volume da série "Depoimentos sobre o design visual brasileiro", foi concebido e produzido pela Tecnopop – produtora de design multiuso, que atua nas áreas de branding, projetos editoriais, multimídia e ações de marketing – e publicado pela editora Cosac Naify. O projeto, composto por um documentário de 85 minutos e um livro, ambos bilíngües, será lançado dia 29 de agosto no Rio de Janeiro, no Armazém Digital, e dia 2 de setembro, na Fnac de São Paulo. Os eventos terão início às 19 horas.

No documentário, dirigido por Gustavo Moura e coordenado por André Stolarski, sócio da Tecnopop, Wollner fala sobre sua carreira e analisa o trabalho desenvolvido por outros profissionais, muitos, inclusive, considerados seus seguidores.

As curiosidades são muitas. O livro traz, por exemplo, a transcrição de quatro horas de conversa com Wollner e um catálogo com as 185 marcas feitas pelo designer, incluindo as datas em que foram criadas e veiculadas.

Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil, o mais completo material lançado sobre Wollner, surgiu da necessidade de discutir a histórica contribuição deste mestre que hoje inspira milhares de profissionais no Brasil. Wollner foi um dos primeiros a introduzir no país o conceito de identidade visual, hoje adotado por pequenas e grandes empresas.

"Não podemos deixar passar a oportunidade de documentar em vídeo quem é e o que pensa Alexandre Wollner. Junto com outros nomes que esperamos registrar em breve, Wollner é um dos maiores nomes da história do design visual no Brasil", diz André Stolarski.

Com tiragem inicial de cinco mil exemplares, o kit, composto pelo documentário e o livro, poderá ser encontrado em livrarias e lojas especializadas de todo o país por R$ 36,00. Segundo Stolarski, a idéia é permitir que todos tenham acesso ao produto. "Nossa intenção é mostrar ao grande público como o design gráfico está presente em nosso cotidiano. Um dos caminhos que encontramos foi distribuir cerca de 250 exemplares para faculdades e universidades de todo o país", diz Stolarski.


p a t r o c í n i o


a p o i o


s e r v i ç o

Lançamento no Rio de Janeiro
29 de agosto
Armazém Digital – Rio Plaza Shopping Botafogo
Rua Gal. Severiano, 97 lj 108

Lançamento em São Paulo
2 de setembro
Livraria Fnac
Avenida Paulista, 901 – Bela Vista

 

MAIS INFO
  Tecnopop

Sobre a Tecnopop

A Tecnopop, produtora de design multiuso que atua nas áreas de branding, projetos editoriais, multimídia e ações de marketing. No comando da empresa estão seis renomados profissionais com vasta experiência: Luis Marcelo Mendes, Raul Mourão, Rodrigo Machado, André Stolarski, Marcelo Pereira e Sônia Barreto. Entre os principais trabalhos, vale destacar os livros Asdrúbal Trouxe o Trombone e Eduardo Sued (Cosac Naify, 2005), sobre a obra do artista plástico, a identidade visual do CD e site da cantora Maria Rita e o projeto visual do camarote Expresso 2222, de Gilberto Gil. Além disso, a Tecnopop assinou a estratégia do design promocional para o filme A pessoa é para o que nasce.
Capa MixMatéria
 
©1999-2006 Contribua com a iniciativa nacional: não pratique pirataria de conteúdo na internet