Capa MixMatéria

   EVENTO   SÃO PAULO 

Pixel-Show: a primeira conferência de criação em design do Brasil

Evento acontece nos dias 21 e 22 de outubro e conta com a participação de seis renomados designers brasileiros

Divulgação
Setembro 2005

Guilherme Marconi

Rafic Farah

Marcelo de Moura

Lobo

 

A Zupi, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), tem o prazer de apresentar a conferência de design Pixel-Show, um evento focado na criatividade e na paixão pelo design. Seis talentosos artistas brasileiros das mais variadas áreas criativas como design gráfico, web design, televisão, cinema e ilustração darão palestras durante o evento.

Pixel-Show é uma iniciativa inédita no Brasil que visa trazer ao público nacional informações sobre as possibilidades trazidas pela união de boas idéias e tecnologia. E se toda imagem nasce da composição entre microscópicos pontos luminosos, nada melhor do que conferir aquilo que os melhores profissionais do design têm a dizer sobre o assunto. Por isso, além de reunir especialistas na arte de transformar pixels em imagens e movimentos, a Zupi promoverá duas opções de dias com a mesma programação: 21 de outubro, sexta-feira, e 22 de outubro, sábado. Assim, os interessados poderão escolher a melhor data para conferir o evento que reunirá palestras de grande relevância para o desenvolvimento das artes gráficas nacional.

Para dar o pontapé inicial ao Pixel-Show, ninguém melhor do que um jovem talento que, apesar da pouca idade, apenas 23 anos, tem conquistado espaço em todo o mundo graças ao seu trabalho de ilustrações experimentais: Guilherme Marconi. Natural de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), esse expoente da nova geração das artes gráficas no Brasil desenvolve estampas artísticas para marcas como Desconexo, Coletânea, CCM Sports, Brasil EffecTe e as internacionais Threadless T-shirts, Red Title Cloting, Accentuate Clothing, BrazilChic. Além disso, Marconi possui ainda sua própria marca, a Cloning, e foi responsável pela organização da Expo Arte Digital, realizada em sua cidade natal em 2003, um evento até então inédito que reuniu os principais nomes desse movimento artístico. Mas ele não pára por aí: Marconi realiza diversos projetos na área de design digital.

Dando continuidade à conferência – a mineira radicada há cinco anos em São Paulo – Ana Starling mostra por que em poucos anos de carreira conquistou destaque nas mais variadas áreas do design. Vencedora por duas vezes do Prêmio Ouro ADG, nas edições 2002 e 2004 da Bienal de Design Gráfico do Brasil, Ana foi responsável por projetos para o Grupo Abril, Gravadora Trama, Trama Interativa, incluindo sites de artistas como Dj Marky e Nação Zumbi e capas de CD para Dj Patife, Mad Zoo e a coletânia Drum'n'Bass Samabaloco – The Brazilian Classics. Foi ainda a criadora da identidade visual da MTV 2004 e de programas como Bandas Novas, Videoclash, Mochilão, Gordo Freak Show, Missão MTV, Telles Jornal e o fundo para o show de Caetano Veloso e David Byrne, no Video Music Brasil – VMB 2004.

Após uma pausa para o almoço, Rafic Farah apresentará uma série de trabalhos de design gráfico e de produto realizados por ele ao longo de seus premiados mais de 20 anos de experiência, durante os quais foi responsável pela criação de catálogos de moda e marcas para Zoomp, Zapping, Daslu, Fit, Omino e Mandi e projetos gráficos e marca das revistas Around, Circuit, Trip e TPM, entre outras, além de ter sido editor de criação da revista Big 39 Utopia. Graças a sua carreira de sucesso como designer, Rafic lançou em 2001 o livro Como Vi, um apanhado dos seus trabalhos mais significativos que faz parte do acervo de diversas universidades brasileiras, na italiana Fabrica, escola de design e comunicação fomentado pela Benetton, e na Ginza Graphic Gallery, em Tóquio.

Na seqüência, chega a vez do público conferir a palestra de Marcelo de Moura, outro veterano com 20 anos de trabalhos no campo da animação, como artista de storyboard, desenhista de personagens e diretor de animação. Com um currículo invejável, Marcelo passou pelos consagrados estúdios internacionais Don Bluth Studios, Walt Disney Feature Animation, Warner Bros. Studios e Blue Sky Studios, tendo acumulado ao longo de sua carreira trabalhos importantes para filmes como Era do Gelo, Fantasia 2000, Tigrão – O Filme, A Pequena Sereia II, Mulan, O Rei e Eu e A Troll in Central Park. Atuou ainda como supervisor de animação em projetos dos Looney Toones, incluindo vários comerciais de televisão. Seu mais recente projeto é como diretor de animação do filme Asterix e os Vikings.

Mais uma breve parada para o coffe break, e é a vez de Rodrigo Teco, da empresa de criação Grafikconstruct, especializada em design gráfico e interativo. Com passagens pela MTV Brasil, Forum/Triton e F/Nazca Saatchi & Saatchi, para as quais atuou em projetos de design gráfico e digital, e pela agência norte-americana InkCo, onde foi diretor de arte em projetos interativos, realizando trabalhos para a Revista Big, Stockland Martel Films, The Black Book, 7th OnSix – NY Fashion Week, Metro Channels e Biotherm, Teco integrou, em 2004, o board de professores do curso de design interativo da ESPM Miami Ad School e foi membro júri da VIII Bienal de Design Gráfico (Brasil). Desde 2001, pela Grafikonstruct, atende clientes que são referência para os mercados de música, moda, comportamento, cinema e design como Nike, Burti, Lycra, Agência Talent, DM9DDB, LEW LARA, Motorola, Almap/BBDO, Nickelodeon, Arezzo, Isay Weinfeld Arquitetura, O2 Filmes, AMI (Associação de Mídia Interativa), Trama, MTV e Trattoria Filmes.

Por fim, para fechar com chave de ouro o ciclo de palestras, Mateus de Paula divide com o público parte de sua experiência na realização de filmes publicitários e animações, adquirida ao longo de anos como designer e diretor de criação do estúdio de design paulista Lobo, responsável por projetos premiados dentro e fora do Brasil. Fundada em 1994, a Lobo tem desenvolvido trabalhos para as principais agências, canais de TV e indústria da moda, entre os quais destacam-se Rede Globo, TV Bandeirantes, MTV Brasil, F/Nazca, Diesel e Almap/BBDO, entre outros clientes de grande porte atendidos pelo estúdio. A Lobo é premiada no Oneshow NY, no Art Directors Club New York, na Bienal de Design da ADG e no The One Show e obteve reconhecimento mundial por seus trabalhos em publicações como Shots, Flips, +81, 72 DPI Anime (DGV) e Designplex (Japão), assim como no Sundance Film Festival e Resfest.

Com tantos talentos reunidos em um único evento, não é preciso classificar a alta qualidade do Pixel-Show. Sendo assim, nos vemos em outubro!


p r o g r a m a ç ã o

10h00  Abertura e cadastramento
10h45  Introdução
11h00  Cloning (Guilherme Marconi)
12h00  Ana Starling
13h00  Almoço
14h00  Rafic Farah
15h00  Marcelo Moura
16h00  Intervalo e coffee break
16h30  Grafikonstruct (Rodrigo Teco)
17h30  Lobo (Mateus de Paula)
18h30  Comentários e sorteios

* A programação de palestras é válida para os dias 21 e 22 de outubro.

Os ingressos estão à venda no site www.pixelshow.com.br e nas sedes do MIS e da Zupi. O preço é R$ 218,00 e dá direito a o pacote de palestras, almoço, coffee break e uma pasta da Zupi contendo bloco, caneta, adesivo e revistas ArcDesign e Professional Publish. Descontos especiais estão sendo concedidos a Associados da ADG e Abraweb, assinantes das revistas Professional Publish e ArcDesign, grupos com mais de 5 pessoas e estudantes.


s e r v i ç o

MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Avenida Europa, 158
21 de outubro (sexta-feira) e 22 de outubro (sábado)
Das 9h45 às 18h30

 

MAIS INFO
  www.pixelshow.com.br
  info@pixelshow.com.br
  +55 (11) 5084-9040

Zupi é design

Através das seções Colunas, Design, Internet, Fama, Livros, Revistas, News, Portfolio e Top Sites, a Zupi abre espaço para discussões, reportagens, tendências visuais e novidades sobre temas atuais relativos à prática do design. A filosofia do portal não se resume a apenas mostrar ou debater o que já existe, mas contribuir para o crescimento desta área no Brasil.
Dando continuidade ao trabalho de incentivo da criatividade e apontando o que de melhor pode ser produzido em design gráfico e web, no início de 2005 foi lançado o Zupi.
Is Art, primeira publicação impressa promovida pela Zupi, uma coletânea de trabalhos artísticos desenvolvidos por designers de diversas nacionalidades e que resultou na mostra Experimentos, sucesso de público no período em que esteve em cartaz, na Galeria Senac Lapa-Scipião, entre 7 de abril e 14 de maio de 2005.
E é por conta de tais realizações que a Zupi é a primeira comunidade de design no Brasil reconhecida pelo International Council of Graphic Design Associations (Icograda) por sua atuação como veículo de comunicação, motivando e inspirando todos aqueles que pretendem levar o nosso design nacional ao topo do mundo.
Capa MixMatéria
 
©1999-2006 Contribua com a iniciativa nacional: não pratique pirataria de conteúdo na internet