
Guilherme Marconi

Rafic Farah

Marcelo de Moura

Lobo
|
|
A Zupi, em parceria
com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS),
tem o prazer de apresentar a conferência de design Pixel-Show,
um evento focado na criatividade e na paixão pelo design.
Seis talentosos artistas brasileiros das mais variadas áreas
criativas como design gráfico, web design, televisão,
cinema e ilustração darão palestras durante
o evento.
Pixel-Show é uma iniciativa inédita no Brasil
que visa trazer ao público nacional informações
sobre as possibilidades trazidas pela união de boas
idéias e tecnologia. E se toda imagem nasce da composição
entre microscópicos pontos luminosos, nada melhor do
que conferir aquilo que os melhores profissionais do design
têm a dizer sobre o assunto. Por isso, além de
reunir especialistas na arte de transformar pixels em imagens
e movimentos, a Zupi promoverá duas opções
de dias com a mesma programação: 21 de outubro,
sexta-feira, e 22 de outubro, sábado. Assim, os interessados
poderão escolher a melhor data para conferir o evento
que reunirá palestras de grande relevância para
o desenvolvimento das artes gráficas nacional.
Para dar o pontapé inicial ao Pixel-Show, ninguém
melhor do que um jovem talento que, apesar da pouca idade,
apenas 23 anos, tem conquistado espaço em todo o mundo
graças ao seu trabalho de ilustrações
experimentais: Guilherme Marconi. Natural
de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), esse expoente da nova geração
das artes gráficas no Brasil desenvolve estampas artísticas
para marcas como Desconexo, Coletânea, CCM Sports, Brasil
EffecTe e as internacionais Threadless T-shirts, Red Title
Cloting, Accentuate Clothing, BrazilChic. Além disso,
Marconi possui ainda sua própria marca, a Cloning,
e foi responsável pela organização da
Expo Arte Digital, realizada em sua cidade natal em 2003,
um evento até então inédito que reuniu
os principais nomes desse movimento artístico. Mas
ele não pára por aí: Marconi realiza
diversos projetos na área de design digital.
Dando continuidade à conferência – a mineira
radicada há cinco anos em São Paulo –
Ana Starling mostra por que em poucos anos de carreira
conquistou destaque nas mais variadas áreas do design.
Vencedora por duas vezes do Prêmio Ouro ADG, nas edições
2002 e 2004 da Bienal de Design Gráfico do Brasil,
Ana foi responsável por projetos para o Grupo Abril,
Gravadora Trama, Trama Interativa, incluindo sites de artistas
como Dj Marky e Nação Zumbi e capas de CD para
Dj Patife, Mad Zoo e a coletânia Drum'n'Bass Samabaloco
– The Brazilian Classics. Foi ainda a criadora da identidade
visual da MTV 2004 e de programas como Bandas Novas, Videoclash,
Mochilão, Gordo Freak Show, Missão MTV, Telles
Jornal e o fundo para o show de Caetano Veloso e David Byrne,
no Video Music Brasil – VMB 2004.
Após uma pausa para o almoço, Rafic
Farah apresentará uma série de trabalhos
de design gráfico e de produto realizados por ele ao
longo de seus premiados mais de 20 anos de experiência,
durante os quais foi responsável pela criação
de catálogos de moda e marcas para Zoomp, Zapping,
Daslu, Fit, Omino e Mandi e projetos gráficos e marca
das revistas Around, Circuit, Trip e TPM, entre outras, além
de ter sido editor de criação da revista Big
39 Utopia. Graças a sua carreira de sucesso como designer,
Rafic lançou em 2001 o livro Como Vi, um apanhado dos
seus trabalhos mais significativos que faz parte do acervo
de diversas universidades brasileiras, na italiana Fabrica,
escola de design e comunicação fomentado pela
Benetton, e na Ginza Graphic Gallery, em Tóquio.
Na seqüência, chega a vez do público conferir
a palestra de Marcelo de Moura, outro veterano
com 20 anos de trabalhos no campo da animação,
como artista de storyboard, desenhista de personagens e diretor
de animação. Com um currículo invejável,
Marcelo passou pelos consagrados estúdios internacionais
Don Bluth Studios, Walt Disney Feature Animation, Warner Bros.
Studios e Blue Sky Studios, tendo acumulado ao longo de sua
carreira trabalhos importantes para filmes como Era do Gelo,
Fantasia 2000, Tigrão – O Filme, A Pequena Sereia
II, Mulan, O Rei e Eu e A Troll in Central Park. Atuou ainda
como supervisor de animação em projetos dos
Looney Toones, incluindo vários comerciais de televisão.
Seu mais recente projeto é como diretor de animação
do filme Asterix e os Vikings.
Mais uma breve parada para o coffe break, e é
a vez de Rodrigo Teco, da empresa de criação
Grafikconstruct, especializada em design gráfico e
interativo. Com passagens pela MTV Brasil, Forum/Triton e
F/Nazca Saatchi & Saatchi, para as quais atuou em projetos
de design gráfico e digital, e pela agência norte-americana
InkCo, onde foi diretor de arte em projetos interativos, realizando
trabalhos para a Revista Big, Stockland Martel Films, The
Black Book, 7th OnSix – NY Fashion Week, Metro Channels
e Biotherm, Teco integrou, em 2004, o board de professores
do curso de design interativo da ESPM Miami Ad School e foi
membro júri da VIII Bienal de Design Gráfico
(Brasil). Desde 2001, pela Grafikonstruct, atende clientes
que são referência para os mercados de música,
moda, comportamento, cinema e design como Nike, Burti, Lycra,
Agência Talent, DM9DDB, LEW LARA, Motorola, Almap/BBDO,
Nickelodeon, Arezzo, Isay Weinfeld Arquitetura, O2 Filmes,
AMI (Associação de Mídia Interativa),
Trama, MTV e Trattoria Filmes.
Por fim, para fechar com chave de ouro o ciclo de palestras,
Mateus de Paula divide com o público
parte de sua experiência na realização
de filmes publicitários e animações,
adquirida ao longo de anos como designer e diretor de criação
do estúdio de design paulista Lobo, responsável
por projetos premiados dentro e fora do Brasil. Fundada em
1994, a Lobo tem desenvolvido trabalhos para as principais
agências, canais de TV e indústria da moda, entre
os quais destacam-se Rede Globo, TV Bandeirantes, MTV Brasil,
F/Nazca, Diesel e Almap/BBDO, entre outros clientes de grande
porte atendidos pelo estúdio. A Lobo é premiada
no Oneshow NY, no Art Directors Club New York, na Bienal de
Design da ADG e no The One Show e obteve reconhecimento mundial
por seus trabalhos em publicações como Shots,
Flips, +81, 72 DPI Anime (DGV) e Designplex (Japão),
assim como no Sundance Film Festival e Resfest.
Com tantos talentos reunidos em um único evento, não
é preciso classificar a alta qualidade do Pixel-Show.
Sendo assim, nos vemos em outubro!
p r o g r a m a ç ã o
10h00 Abertura
e cadastramento
10h45 Introdução
11h00 Cloning
(Guilherme Marconi)
12h00 Ana
Starling
13h00 Almoço
14h00 Rafic
Farah
15h00 Marcelo
Moura
16h00 Intervalo
e coffee break
16h30 Grafikonstruct
(Rodrigo Teco)
17h30 Lobo
(Mateus de Paula)
18h30 Comentários
e sorteios
* A programação
de palestras é válida para os dias 21 e 22 de
outubro.
Os ingressos estão à venda no site www.pixelshow.com.br
e nas sedes do MIS e da Zupi. O preço é R$
218,00 e dá direito a o pacote de palestras,
almoço, coffee break e uma pasta da Zupi contendo bloco,
caneta, adesivo e revistas ArcDesign e Professional Publish.
Descontos especiais estão sendo concedidos
a Associados da ADG e Abraweb, assinantes das revistas Professional
Publish e ArcDesign, grupos com mais de 5 pessoas e estudantes.
s e r v i ç o
MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Avenida Europa, 158
21 de outubro (sexta-feira) e 22 de outubro (sábado)
Das 9h45 às 18h30
|