Produto |
Peça promocional para divulgação
do Serviço de Atendimento ao Aluno da Faculdade
Santa Marcelina (Unidade Itaquera) |
Formato |
320 x 2282 pixels |
Ilustração
e design |
Fábio Sousa |
Eu sempre explorei o lúdico em meus trabalhos. Meu
design está muito atrelado àqueles desenhos
animados, brinquedos e histórias em quadrinhos (HQs)
que fizeram parte da minha infância. Tudo o que eu produzo
atualmente carrega essa característica.
Neste trabalho não poderia ser diferente. O setor
de marketing da empresa em que eu trabalho (que é uma
instituição de ensino), solicitou a criação
de uma peça promocional para o Serviço de Atendimento
ao Aluno (S.A.A.), que seria vinculada via e-mail e deveria
conter as seguintes informações sobre o que
o S.A.A. faz:
- informações em geral;
- atendimento telefônico;
- triagem e encaminhamento dos alunos aos setores, conforme
a sua necessidade;
- recebimento e envio de e-mails, sobre dúvidas,
reclamações, informações etc.;
- recebimento e encaminhamento de sugestões e reclamações
dos alunos ao setor responsável;
- entrega de certificados das palestras;
- entrega de vale transporte escolar;
- fornecemos ao aluno formulário para requerimento
de documentos, auxiliando ao preenchimento do mesmo e encaminhando
o aluno para Tesouraria;
- fornecemos a carta de pedido de estagio e
- entrega de documentos solicitados.
Por ser ação promocional informativa, o material
não poderia ser extenso (lê-se "muito texto"),
necessitaria ser de fácil assimilação
e não poderia utilizar alguma tecnologia como flash,
pois o mesmo apresenta problemas para rodar em alguns leitores
de e-mail. Com tudo isso em mente, fui buscar alguma ferramenta
que se adequasse a esse propósito.
Ano passado, eu comprei dois livros teóricos sobre
a linguagem das HQs: "Desvendando os Quadrinhos"
e "Reinventado os Quadrinhos", ambos de Scott McCloud.
Ele faz uma autópsia nas HQs, mostrando como elas funcionam
e apresenta propostas de como transpor essa linguagem para
web. Como o meio digital não possui as mesmas limitações
físicas que o meio impresso, os quadrinhos podem assumir
formas "ad infinitum" e foi justamente isso que
me atraiu para usar esta
linguagem para esse material.

Tendo como referência o banner (acima) utilizado para
enviar e-mails para o S.A.A., comecei a desenvolver os ícones
que estariam presentes em cada quadro. Para sintetizar cada
um dos dez itens, simplifiquei ao máximo os desenhos
e trabalhei com alguns clichês diariamente vistos por
nós. Exemplo: para o item "carta de pedido de
estágio" (9), lembrei que estágio
é algo relacionado a trabalho e este
nos remete a uma empresa ou fábrica.
Escolhi a silhueta de uma fábrica por ela ser algo
que vemos muito em jornais, revistas e livros de história
– é uma marca que está registrada em nossa
mente. Feito isso, precisei analisar a parte textual do material.
Como já foi mencionado, eu não poderia produzir
introduzir massas de texto dentro dos quadrinhos, então
coloquei como parâmetro apenas duas linhas de texto.
Um bom exemplo dessa síntese é o item 8 que
apresenta 19 palavras para explicar uma das funções
do S.A.A.. Consegui reduzir o texto para seis palavras por
causa da linguagem dos quadrinhos.
Os quadrinhos trabalham com encadeamento de idéias,
ou seja, um determinado quadro depende da informação
do anterior para funcionar. Com isso em mente, produzi o texto
de forma que todo conteúdo trabalhe de forma integrada.
Você só sabe que o S.A.A. entrega formulário
para o requerimento de documentos, porque você soube
no quadro anterior que ele faz a entrega
do vale transporte escolar. Essa peça só funciona
desse modo por causa da forma como funciona uma história
em quadrinhos.
Finalizando, um trabalho institucional como esse –
existe por causa da forma como o design trabalha: agregando
conhecimentos de diversas áreas e canalizando essa
informação na forma de um projeto de comunicação.
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