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A forma gráfica de uma página
tanto pode afastar como aproximar o veículo do seu
leitor |
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O design gráfico é uma das mais
importantes linguagens de comunicação existentes
em uma página de jornal ou revista. Por que uma linguagem
explicitamente gráfica seria um dos objetos principais
de construção e transmissão de uma mensagem,
em uma mídia composta, basicamente, por textos jornalísticos?
Não seria por isso, talvez, que muitas revistas e jornais
não duram mais do que algumas poucas edições
logo após o seu lançamento? Não seria
o design gráfico um dos principais responsáveis
pelo fracasso editorial de um jornal ou revista? Responsável
também pela falta de identificação e
comunicação direta com seu público?
Sim. O design gráfico é responsável
por grande parte do sucesso ou do fracasso de uma publicação.
Com certeza, nesse momento, muitas pessoas podem estar "mal-dizendo"
o que afirmo acima. Mas é do design gráfico
grande parte da responsabilidade de uma perfeita comunicação
entre um impresso e seu público.
A forma gráfica de uma página tanto pode afastar
como aproximar o veículo de seu leitor. Pode, também,
causar ruídos de leitura, má compreensão,
cansar a vista, conduzir a leitura de uma forma errada etc.
O modo como uma página, seja ela de jornal ou revista,
é composta graficamente deve estar em sincronia com
diversos fatores editoriais como, por exemplo:
-
ordem de leitura das matérias;
-
facilidade de percepção do conteúdo
explícito na página;
-
rapidez na transmissão da informação;
-
facilidade na localização de assuntos;
-
melhor entendimento da reportagem.
Assim como a composição gráfica pode
ajudar a construir pode, também, destruir o conjunto
editorial. Um bom projeto gráfico editorial é
aquele que conduz os olhos dos leitores sem se tornar o elemento
principal daquela página. Sem interferir na qualidade
da leitura. As imagens, o tamanho das fontes tipográficas,
a posição de títulos, retículas,
boxes, fios, enfim, todos os elementos visuais devem ser perfeitamente
pensados e posicionados com o objetivo de atender a uma necessidade
editorial.
Esse conjunto gráfico deve ser o espelho de um determinado
tipo de público para o qual aquelas matérias
estão sendo feitas, principalmente no caso de revistas
segmentadas. A busca de um equilíbrio entre a informação
visual e a informação textual, um design que
não se imponha às vistas de seu público
gritando suas formas e cores, deve ser a finalidade principal
do designer gráfico no momento do desenvolvimento de
seu trabalho.
Mas esse "design invisível" que comunica
com perfeição e que leva os olhos do leitor
pelos caminhos desejados por um editor sem se tornar a força
maior da página, não é algo fácil
ou simples de ser alcançado. Existem vários
elementos de construção gráfica que devem
ser observados no momento da criação de um projeto
ou na hora da sua diagramação. São eles:
Geometrização
Deve-se privilegiar os pontos de visão direta e visão
periférica com as informações principais
da matéria. A fotografia tem uma grande importância
no traçado geométrico de uma página.
Os olhos das pessoas caminham pela página de acordo
com a força visual de cada elemento apresentado na
diagramação. Esse traçado geométrico
feito, inconscientemente, pelos olhos transmite ao cérebro
informações de caráter sinestésico,
além de facilitar ou dificultar o entendimento geral.
Gestalt
O contraste entre "figura e fundo" do conjunto
gráfico. O equilíbrio entre áreas com
e sem informação deve ser bem observado. Esses
espaços em branco funcionam como área de respiro
para uma página ajudando o ritmo de leitura. Essas
áreas de descanso visual devem ser usadas de acordo
com a necessidade editorial de um assunto, além de
representar os anseios estéticos de um determinado
público. Faixa etária, sexo, nível social
e cultural, além dos assuntos a serem abordados, podem
indicar como essas áreas de respiro devem ser usadas,
em que quantidade e onde. |