Grupo dos apreciadores das artes
aplicadas ao entretenimento
eletrÔnico e interativo.

Início | Artigos | Interatividade

Máquina de fazer histórias

 

Por Simon Norton

 

Título
Testimony: A Story Machine
Data
Filme concluído em novembro 2001
Suporte
Flash 5
Projeto original
Projeto de conclusão do 2ª ano do curso Advanced Diploma in Electronic Design and Interactive Media, RMIT University, Melbourne, Austrália

Explicando a máquina

"Testimony: A Story Machine" é uma história em quadrinhos interativa. É uma história para ser manipulada. O usuário pode clicar onde quiser, fazendo a imagem ser substituída ou os personagens animarem e mudarem de posição. Mudando uma imagem em uma seqüência de, digamos, quatro quadros, a história criada pela seqüência de quatro é alterada, mesmo quando os outros três quadros permanecem estáticos. As idéias para o projeto veio de meus experimentos anteriores com colagens de texto e colagens de quadrinhos, e também pelo meu interesse em cinema e filmagem, quadrinhos e seqüência de quadros.

Enquanto o usuário brinca com o interativo, a história pode sofrer mudanças, algumas vezes avançando para uma nova configuração. A biblioteca de imagens, animação, texto e som é composta de temas narrativos bastante similares, mas é a seqüência que determina a história. Não existe fim. Não existem regras para interpretar a história. O usuário não pode fazer nada errado e a interpretação do que encontrar é com ele. É um trabalho de ficção não-linear. Como autor, eu forneço os ingredientes, o computador fornece a seqüência e o leitor fornece o significado ou interpretação.

2003

Premiações

I Castelli Animati
Vencedor: melhor curta
International Animated Film Festival
7ª edição, Roma, Itália

NextWave Festival 2002
Vencedor: Projeto de Filme Digital Megabit
Prêmio para desenvolvedor profissional de US$ 1000
Melbourne, Austrália

Milia 2002
Vencedor: competição de novos talentos de 2002
Cannes, França

Mecon Digital Media Festival 2002
Vencedor: 2º lugar na categoria história interativa
Cologne, Alemanha

RMIT University
Vencedor: Prêmio mídia criativa 2001 por excelência em multimídia
Melbourne, Austrália

Australian Effects and Animation Awards 2002
Finalista na categoria animação web
Sydney, Austrália

Flash Award 2002
Finalista
Hamburg, Germany

JavaMuseum (competição online e show)
Finalista: Java – Padrões Fundamentais – Básico em Periféricos

Fifi 2002
Finalista: competição oficial da FIFIctions
Paris, França

Anima Mundi 2002
Finalista: Anima Mundi Web 2002
Festival internacional de animação do Brasil
Rio de Janeiro, Brasil

2002 South by Southwest Interactive Festival
Finalista: competição de website de animação/categoria cartum
Austin, Texas, USA

Atom Awards 2002
Finalista: melhor multimídia universitário
Melbourne, Austrália

Interact 2002 – Asia Pacific Multimedia Festival
Exibição e palestra com artistas no Prototype Interactive Media Exhibition (The Black Box, Victorian Arts Centre)
Melbourne, Austrália

Festival de Video y Artes Electrónicas
Exibido no Vidarte (Palacio Postal)
Cidade do México, México

Mecon Digital Media Festival
Exibição e entrevista com artista no Nova Geração de Entretenimento: Novos formatos, novas aplicações: imagens em movimento, música, esportes e jogos
Cologne, Alemanha

St Kilda Film Festival
Exibição com entrevista com o artista no Fusion (The Palace, St Kilda)
Melbourne, Austrália

Milia 2002
Exibição no Milia 2002
Cannes, França

Macromedia Showcase
Inclusão no livro "Macromedia Flash Interface Design: 12 effective interfaces and why they work" (de Darcy DiNucci)
Publicado pela Peachpit Press associada a Macromedia Press

Museu Frankfurt de Artes Aplicadas
Inclusão permamente no arquivo do Digitalcraft (coleção digital e arquivo de webdesign e jogos)
Frankfurt, Alemanha


  • Site oficial: Balloon Head Multimedia
  • Simon Norton é um artista multimídia cujos trabalhos incluem filme, animação, quadrinhos, colagens sonoras e web design. Ele estudou cinema, literatura, pintura, produção de som e multimídia. É particularmente interessado em trabalhos focados nas idéias e conceito, e explora atualmente os potenciais de ficção interativa, quadrinhos interativos e iconografia interativa.
  • O texto fornecido originalmente em inglês pelo autor foi traduzido por Guilherme Caon e Alexandre Maravalhas.
  • Você poderá fazer download do filme na seção Flash interativo ou diretamente no site oficial.
Seções: Início | Artigos | Sobre a Benzaiten
Canais: Blog | Glossário | Fotografia Virtual

Colaboração: Jean Escoto | Hospedagem: Hugo Cristo