Grupo dos apreciadores das artes
aplicadas ao entretenimento
eletrÔnico e interativo.

Início | sobre

O que é a Benzaiten


Este espaço

Este site tem a finalidade de ser ponto de partida para o encontro dos interessados no entretenimento eletrônico interativo e nas áreas humanas relativas a ele, que são os temas básicos propostos pelo grupo Benzaiten. Também pretente abrir espaço para apresentar conteúdo reflexivo pertinente, como divulgar projetos e estudos. Para fazer contato, envie um e-mail (antispam: substitua "(arroba)" por "@").

Direcionamento

O entretenimento digital interativo, sob a ótica das artes e das relações humanas, é o tema principal de abordagem da Benzaiten, um grupo de discussão virtual na Internet. O foco na área digital e interativa revela, assim, a estreita relação do tema com os seus produtos resultantes: os jogos eletrônicos e derivados, a sua utlização e uma atenção especial às fórmulas usadas na sua concepção.

Estes produtos – baseados em ferramentas tecnológicas, conteúdo intelectual e produção artística – são "apenas" meios utilizados para o entretenimento como o fim maior.

Todos esses elementos fundamentais do entretenimento digital (tecnologia, intelecto e arte) e ele como um todo, mas principalmente as suas relações com o ser-humano (seja na posição de criador ou de usuário) são assuntos que a {B} quer levantar.

Reflexão

Gollum, esquizofrênico: personagem digital do Senhor dos Anéis
 

A arte para o entrenimento digital, principalmente a recente, com uma tecnologia de realidade virtual com possibilidades muito fortes de imersão, teria uma estreita relação com o cinema, tendendo a este, com o diferencial da inclusão da interatividade. Sob uma análise oposta, perceber os recursos digitais que interferem no cinema moderno, criando ambientes ou personagens totalmente eletrônicos tão reais que os aceitamos como realidade, mesmo que sob uma licença temporária: "sei que isto não existe, mas é real!". Quem sabe o cinema do futuro não seja interativo de alguma forma...

Adotando um distanciamento de mundo aficcionado, os amantes, simpatizantes ou usuários da diversão eletrônica desejam ver ampliada e valorizada esta produção, que é uma poderosa indústria no exterior. Também vista e recebida pelo leigo com os méritos que são de justiça, ao invés da preconceituosa classificação da arte do entretenimento como atividade restrita e dispensável no cotidiano do ser-humano.

A proposta da Benzaiten não é abordar informática, tecnologia ou hardware; estes são apenas ferramentais. Pelo contrário, quer pôr à mostra o elemento humano como progenitor legítimo da arte para o lazer eletrônico interativo. Além disso, expor o valor intangível da vivência pessoal do entretenimento, que transcende a prática do passa-tempo, da diversão ou do lazer, experimentando, essencialmente, o prazer da consciência.

A Benzaiten não tem fins lucrativos

Este website tem por objetivo mostrar o trabalho de profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos do entretenimento eletrônico para os seus apreciadores e também para o público leigo, de forma evidenciar qualidades conceituais, estéticas e técnicas sobre essa atividade.

As imagens, produtos, marcas e o conteúdo disponibilizado como referência, não pretente ferir a imagem ou infringir o direito autoral de seus proprietários, mas utilizá-los como material informativo, elucidativo e de apreciação, citando e homenagenado seus produtores.

Se você sentiu-se lesado pela utilização de material de direito reservado ou se quiser contribuir com informações pertinentes aos seus desenvolvedores para citá-los apropriadamente no site, blog ou qualquer um dos nosso canais, entre em contato (antispam: substitua "(arroba)" por "@").

Projeto de identidade

 
   

Por Alexandre Maravalhas

A identidade visual pretente fazer uma homenagem à cultura oriental (em contraponto geográfico mas com uma ligação ao mundo ocidental) de onde se origina tamanho universo criativo voltado ao entretenimento. A referência também aparece na adoção do nome da deusa das artes e da música, a nossa Benzaiten.

Banco de imagens versão março de 2009:

Leia mais

Para saber mais a respeito de nosso grupo, leia o artigo "Benzaiten: proposta e abrangência" ou acesse as informações em nosso blog em blog.benzaiten.com.br.

Formação

A Benzaiten foi criada em 2003 em forma de grupo no Yahoo Grupos, contando com a participação interna de integrantes convidados e também com colunistas que escrevem no blog e colaboradores externos com artigos para o site. O grupo foi criado e é mantido por Alexandre "Alexo" Maravalhas com a colaboração dos integrantes e parceiros do grupo.

Integrantes do grupo de discussões

  • Alexandre Maravalhas (Alexo)
  • Alderico Leão (Léo)
  • André Luiz Oliveira
  • Christiano Weirich
  • Diego Castro Soares (Diego CS)
  • Fernando Sálvio
  • Gabriel Moreno
  • Henrique Lourenço
  • Lucas Haeser
  • Moacyr Alves
  • Osni Andrade Junior (Juunin)
  • Peterson Mayrinck
  • Raphael de Almeida Müller
Seções: Início | Artigos | Sobre a Benzaiten
Canais: Blog | Glossário | Fotografia Virtual

Colaboração: Jean Escoto | Hospedagem: Hugo Cristo